Quantidade de Páginas visitadas


        Quem foi o Professor Lysímaco Ferreira da Costa.
 

        No dia 1º de Dezembro de 1883, nasce Lysímaco Ferreira da Costa, filho de Antônio Ferreira da Costa e Dona Francisca Ribeiro da Costa.

        Em 1893, recebe o Diploma do Curso Primário. Prossegue seus estudos no Ginásio Paranaense onde, em 1906, presta concurso nas cadeiras de Física e Química. Em dezembro deste mesmo ano, casa-se com dona Ester Franco da Costa.

        No ano de 1917, forma-se em Engenharia  pela  Universidade Federal do Paraná. No ano seguinte, funda e organiza a Escola Agrônoma do Paraná.

        Em 1920, sua esposa falece. No mesmo ano é nomeado diretor do Ginásio Paranaense e Escola Normal. Um ano depois, casa-se com dona Maria Ângela da Costa.

        Em 1923, publica "Bases Educativas para a Organização da Nova Escola Secundária do Paraná". Dois anos após, assume o cargo de Diretor Geral do Ensino do Estado do Paraná, substituindo o então diretor, senhor Prieto Martins. Em 1926, é nomeado Inspetor Geral da Faculdade de Engenharia. No ano seguinte se torna Delegado do Estado do Paraná no Convênio dos Estados Cafeeiros.

        De 1928 à 1930, assume o cargo de Secretário da Fazenda, Indústria e Comércio. Em 1929, participa do Conselho Administrativo da Caixa Econômica Federal do Paraná.

        Falece em 23 de Julho de 1941.


        Informações mais detalhadas estão disponíveis no livro "Lysímaco Ferreira da Costa - A Dimensão de Um Homem", de autoria de sua filha a Professora Maria José Franco Ferreira da Costa, publicado pela editora da UFPR.

COSTA, Maria José Franco Ferreira da. Lysímaco Ferreira da Costa. A Dimensão de Um Homem. Curitiba: UFPR, 1987.











Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito